International - France - Spain/Latam - Germany - Benelux - Italia - Poland - Portugal - Russia - India - Japan - simMarket - About simFlight

A320 IFDG/painel PSS

Forum de voo simulado

Moderators: jcboliveira, chambel, Jorge Diogo, cfvilela

A320 IFDG/painel PSS

Postby ega on Sat Feb 28, 2004 12:17 am

Olá a todos,

Agora que o painel do A320 está disponível, agradecia que alguém (José Oliveira??) resumisse os passos a dar para este "casamento", nomeadamante:
- Como se resolve o problema do mouse a piscar? A alteração na Window08 (para 2,2) resolve?
- Li tb aqui que se deveria pôr no aircraft.cfg Autopilot=0. É mesmo?
- E sobre as EGT? Confirma-se que se devem mudar os valores da airfile do Pedro para os valores da airfile da PSS?

Já agora um conselho. Não percam o CitationX da Eaglesoft pois é excelente. Quem tiver o radar Wx500 da RealityXP diga pois eu tenho-o colocado (aparece clickando o botão WX do painel principal do CitationX). Fica muito bem.

Muito obrigado

Edmundo
ega

Postby Lonepilot on Sat Feb 28, 2004 1:54 am

Caro Edmundo,
aqui fica parte do .txt para remediar o 'flickering' do mouse no painel do PSS:

Airbus A319/320/321

* Flickering Mouse and Slow Panel Performance - Forum participant Bruce set up the following code to be entered on a Airbus panel file!

File: fsroot\aircraft\pssab-pro\panel\panel.cfg
Scroll down to the Window8 section, and make it look like this...

(Window8) <--square brackets
Background_color=0,0,0
size_mm=0,0
position=0,0,0,0
visible=1
ident=59

gauge00=PSS-A320!Server, 0, 0, 1

This should drastically improve your panel performance. Thanks to Mak for discovering this interaction and Bruce for the elegant solution.

* Can not rotate and liftoff - Forum participant David notes that it takes tons of UP trim to take off. Looking at your flight surfaces ECAM screen, add UP trim to a level anywhere between -2.5 and (in my case) -5.0! Up, up, and away! I presume the amount of trim depends on your weight, altitude, and flight conditions.

* Thrust Reversers Not Working - Forum participant Paul pointed out that he saw that adding a flag to the aircraft.cfg file enables the reversers.

File: fsroot\aircraft\PSSA319\aircraft.cfg
File: fsroot\aircraft\PSSA320\aircraft.cfg
File: fsroot\aircraft\PSSA321\aircraft.cfg

Use Windows NOTEPAD, perform a "FIND" on the word "reverser". You should get ONE hit on a line...

reverser_available=0.000000

Change that to read...

reverser_available=1.000000

And you should have reverse thrust capabilities. You can stop now that you can fly!

Quanto ao 'merge' do painel PSS com o modelo iFDG existe um post no forum da iFDG a explicar como se faz. No entanto o autor explica como se faz tudo mas com as FDEs originais da PSS. Quanto a mim as FDEs da PSS estão erradas, e não é preciso ser piloto para ver isso. 6-7 graus de pitch na aproximação final (com o peso e centragem correctos)´não é normal. Portanto o que se quer é o painel PSS com o modelo iFDG e as FDEs do Pedro Oliveira.
Um abraço e bons voos! :wink:
Pedro Lima
Os meus videos
O meu blog
"Em terra ou no ar, mas sempre a voar!..."
L= ½.ρ.V^2.S.CL
Lonepilot

Postby jcboliveira on Sat Feb 28, 2004 12:01 pm

Olá

Só posso dizer como tenho o meu pacote o que pode não ser o melhor. Alêm disso ainda estou a aprender Airbus. O que acontece é que quando decido aprender gosto de ir aos detalhes e um pacote ao meu gosto é obrigatório.

Material:
Painel da PSS já com update do 2004;

um modelo da IFDG (está nos D/L do site). Pode escolher entre Luxor e TAP;
http://ifdg.net/download/index.php?url=&dlid=221
http://ifdg.net/download/index.php?url=&dlid=225

Os upgrades (fórum da IFDG)
http://ifdg.net/forum/index.php?showtopic=962

Um project Airbus (Site Air Luxor Virtual)
http://www.airluxorvirtual.com/a320/acesso_hangar.htm

Os sons da AVSIM (link no airsim)
http://library.avsim.net/esearch.php?DL ... fs2004snds

Instalação:
1 - Instala o IFDG da sua escolha;
2 - Coloca os updates do IFDG;
3 - Instala o avião do project airbus;
4 - Instala os sons no directório sounds do IFDG
5 - no aircraft.cfg do IFDG altera na secção lights
//Tail Lights
light.4 = 3, -72.16, 0, 5.08, fx_navwhi320pa
light.5 = 2, -72.18, 0, 5.08, fx_strobe2320pa

//Wing strobes
light.6 = 2, -16.41, -54.68, 3.15, fx_strobe320pa
light.7 = 2, -16.41, 54.68, 3.15, fx_strobe320pa

//Beacon lights
light.8 = 1, 3.070, 0, 9.00, fx_beacon320pa
light.9 = 1, 6.381, 0, -4.862, fx_beacon320pa
Isto porque o IFDG não tem estas luzes bem feitas.

6 - Copia o conteúdo do directório panel do pss-ab-pro para o panel do IFDG

7 - No airfile do IFDG alterar o EGT (instruções de como fazer)
http://ifdg.net/forum/index.php?showtopic=904&st=0 Não tem consequências deixar estar o original.

8 - No panel.cfg alterar a window8 para

Background_color=0,0,0
size_mm=0,0
position=0,0,0,0
visible=1
ident=59

gauge00=PSS-A320!Server, 0, 0, 1

Comentários:
No Joystick. Sensibilidade máxima, null zone=0. Na configuração de joystick do FSUIPC calibra o joystick. Se não tiver o FSUIPC registrado pode calibrar no control panel e no FS acrescenta uma null zone; Estou a utilizar na saida 0.7UP. Com este valor de trim após o rotate posso largar o joystick que ele mantem a atitude. O PSS não tem a normal law bem programada no entanto pode notar as seguintes coisas com o airfile do Pedro Oliveira:
Roll:
O roll fica próximo dos 15º/s como é suposto; O que implica que passa a comandar o avião com pequenas alterações de joystick.
A protecção de 67º está a funcionar bem como o retorno a 33º
Se comandar com cuidado o roll o trim do pss consegue mais ou menos compensar;

Pitch:
A relação joystickY/ G não está correcta no entanto se as alterações que fizer em pitch forem calmas o trim do pss consegue mais ou menos acompanhar. Nota que largando o joystick o avião mantêm a atitude;
A protecção em pitch está a funcionar;

Alpha floor
em caso de alpha floor continua-se a ter que retirar o piloto automático e a recuperar manualmente. O trim do PSS vai para valores elevados como anteriormente não existindo uma limitação no ângulo de ataque como é suposto.

Não utilizar a última versão do airfile a 7. Embora esteja melhor que a do IFDG o piloto automático do PSS fica criticamente amortecido no roll em certas condições de vento e o avião vai a balancear asas acima de F300. Se estiver com o autopilot desligado não passe para spot view ou VC ou minipanel isso desliga o autotrim do PSS que está programado no FD.

Se tiver acesso ao FSBuild2 utilize na mesma o modelo pss para cálculo de fuel. Se utilizar o A320-214 fica curto. O do PSS dá por excesso mas é melhor do que chegar ao fim sem fuel, Passe de LB para Kg, limpe os valores 0 que ficam nas casinhas para ele entrar em consideração com o alternante, hold etc. Não fiz experiências com o PMFlight planner.

Se tiver o FSacars este não enche os depósitos suplementares só os 3 principais. Eu pessoalmente uso os auxiliares como reserva.

Limitações:
A indicação visual de flaps não está 100% correcta mas a indicação númerica está. A protecção 1+f para 1 na retracção está correcta;

O N2 em TOGA e FLEX passa a vermelho mas não notei reacção a esse facto.

A iluminação de logo e de luzes de inspecção estão ligadas às landing lights;

Alêm disto tudo tenho quase pronto uma gauge que permite utilizar o trhottle do PSS sem ser com o + e - mas sim como no Airbus.

José Oliveira
jcboliveira

Postby ega on Sat Feb 28, 2004 1:28 pm

José,

Muitíssimo obrigado pela sua (longa) explicação! São bons conselhos, de que é bom conhecedor do assunto.

Um abraço

Edmundo
ega

A320 IFDG/painel PSS

Postby CFCR on Sat Feb 28, 2004 6:37 pm

Antes de mais quero agradecer a preciosa ajuda de todos relativamente a esta questão.
No entanto ainda tenho umas duvidas relativamente ao merge que são as seguinte:
No ponto 7 o jcboliveira diz o que "No airfile do IFDG alterar o EGT (instruções de como fazer)
http://ifdg.net/forum/index.php?showtopic=904&st=0 "
- O file que se está a referir e ao ficheiro "Airbus320-200CFM.air" que está no iFDG??
- Em caso afirmativo como se consegue abrir o ficheiro???
E também se é necessário seguir todas as instruções e alterações que o link que faz alusão (ex: pontos 4, 5 e 6 do Forum da ifdg)

Em caso afirmativo no dito forum eles indicam para copiar o file "kb_reference=a320_ref" da PSS mas não o encontro?!!

Anticipadamente grato pela vossa prestimosa ajuda, envio cumprimentos para todos
CFCR

Postby jcboliveira on Sat Feb 28, 2004 9:18 pm

No post é referido um programa denominado aired. Esse é o programa que vai permitir alterar o EGT. É preciso ressalvar que o problema não é o airfile mas sim do painel. Como compreende eu não posso fornecer o airfile alterado.

José Oliveira
jcboliveira

Postby Lonepilot on Sun Feb 29, 2004 12:50 am

Agora sim temos Airbus a sério! 8)
Só falta mesmo é a iFDG lançar o modelo com VC e temos o melhor Airbus A320 para o FS! :D :D
Boas aterragens! :wink:
Pedro Lima
Os meus videos
O meu blog
"Em terra ou no ar, mas sempre a voar!..."
L= ½.ρ.V^2.S.CL
Lonepilot

Postby ega on Tue Mar 02, 2004 7:10 pm

José,

Já há novidades sobre a sua gauge para substituir os "+" e "_" do throttle?

Creio que é uma boa ideia!

Edmundo
ega

Return to Airsim.net Forum